Bula
Castanha da India bula
Para que serve?
Tratamento de insuficiência venosa crônicas, varizes, cansaço das pernas, edemas de diversas origens e como coadjuvante no tratamento da celulite. Também tem sido utilizada no caso de equimoses, diáteses hemorrágicas, síndrome de Raynaud, metrorragias e fragilidade capilar.
Como usar?
Extrato Seco (5:1): 200 a 600mg/dia.
Quais os males que este medicamento pode causar?
As diferentes formas galênicas aceitas a altas doses podem causar irritação do trato digestivo, náuseas e vômitos. Doses normais em geral são bem toleradas, enquanto que a escina ocasionalmente pode provocar gastrite quando se administra sob a forma de infusão ou extrato fluido. O sabor áspero e amargo das sementes se deve as saponinas triterpênicas, as quais podem também ser irritantes gástricos. A escina em elevadas doses é reputada como o princípio ativo responsável dos casos de nefropatia observados na década de 70 (Grasso A. Corvaglia E., 1976 apud Alonso, 1998). Não se recomenda associar com sais alcalinos, ferro, iodo e taninos, já que podem interferir com a absorção (Alonso, 1998).
Como funciona?
Possui atividade anti-inflamatória sobre a circulação periférica, antiedematosa e flebotônica. É indicada na fragilidade capilar, varizes, hemorroidas e edemas por má circulação, flebites, insuficiência crônica venal, reduzindo o processo de retenção capilar, pele (dermatite, eczema, inflamações gerais), peso e dor nas pernas. Nas hemorroidas acalma a dor, e sendo vasoconstritor periférico, é empregado também em forma de pomadas. É adstringente, antiedêmica, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora e vasoprotetor. O óleo tem sido recomendado contra dores gotosas e reumáticas.
Contraindicações:
contraindicado durante a gravidez, lactação, insuficiência hepática, insuficiência renal e lesões da mucosa digestiva em atividade. Não utilizar formas injetáveis que contenham saponinas desta planta devido à possibilidade de efeitos hemolíticos.